Retrospectiva da F1 2024: Novembro
Por Renata Resende
Novembro foi um mês agitado na Fórmula 1. As expectativas estavam altas para o GP de São Paulo que estava para chegar. Vettel já tinha chegado aqui no Brasil e estava fazendo um projeto de reciclagem. Foi até criado um capacete enorme, réplica do capacete do Senna, com materiais recicláveis.
Chega o GP do Brasil, e sai a notícia que Magnussen está doente. O piloto da Haas foi substituído por Bearman. Horner foi visto saindo das instalações da Williams, dando força ao rumor que a Red Bull estaria querendo Colapinto na equipe. E Leclerc (Ferrari) foi multado por falar palavrão na coletiva do México.
Devido à condição do tempo em São Paulo, a classificação para a corrida principal aconteceu no mesmo dia da corrida. Saiu mais um rumor sobre Bortoleto. Segundo o Motorsport Brasil, Bortoleto tinha sido finalmente contratado. E o que falar sobre a presença dos argentinos em massa, aqui no Brasil, apoiando Colapinto? Deixou o piloto bem emocionado.
Hamilton pilotou o MP4/5B, carro do Senna no campeonato de 1990, e foi uma homenagem maravilhosa ao piloto brasileiro. Quem também ganhou homenagem foi a repórter Mari Becker. Um grupo de fãs levaram máscaras com o rosto da gaúcha, emocionando a repórter, que se tornou o ponto da transmissão da Fórmula 1 no Brasil.
Drugovich foi muito chamado, pelo público, quando o Stroll (Aston Martin) fez uma strollada, tirando o carro da pista na volta de apresentação do GP. Verstappen (Red Bull) venceu aquele GP de uma forma, que até os haters do piloto holandês calaram a boca perante seu talento. E a Alpine que conseguiu pódio duplo? Nem os pilotos acreditaram.
É confirmada a saída de Zhou e Bottas da Stake Sauber, o que deu ainda mais esperança para os brasileiros de que Bortoleto iria ser confirmado a qualquer momento. E o Breaking esperado chegou, Gabriel Bortoleto foi anunciado como piloto titular da Sauber em 2025. Mesmo sendo numa equipe de final de Grid, posso afirmar que a cada ultrapassagem feita na pista, Bortoleto será aclamado pelos brasileiros.
Foi criada a GPDA e eles lançaram um carta, pedindo que a FIA trate os pilotos como adultos. A Alpine confirma, com um Breaking, que passará a usar motores e câmbios da Mercedes. Sai a data de lançamento dos carros em 2025. E chega o GP de Las Vegas, GP com um ar bem carregado. Colapinto disse em uma entrevista, que o cheiro de uma certa substância estava impregnada no circuito.
Verstappen se tornou tetracampeão mundial em Las Vegas. A Cadillac anunciou sua entrada no Grid em 2026. E adivinha quem seria um possível piloto da Cadillac? Felipe Drugovich (Imagina só, dois pilotos brasileiros juntos no Grid!). O Mick Schumacher saiu da Mercedes. O Colapinto teve um capacete especial para o GP do Catar (Qatar), homenageando o título da Argentina na Copa do Mundo em 2022.
E se deu o início da confusão entre Verstappen e Russell (Mercedes). E essa ´´briga`` rendeu até o final do campeonato. É com o coração partido que escrevo que a última parte da Retrospectiva está chegando. Mesmo trazendo o final do campeonato de construtores, posso afirmar que Dezembro está cheio de emoções. Até o próximo post.
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