A rápida ascensão de Franco Colapinto na Fórmula 1
A rápida ascensão de Franco Colapinto na Fórmula 1
O piloto argentino foi chamado para substituir Logan Sargeant na Williams pelo restante da temporada de 2024.
Por Renata Resende
![]() |
Williams reprodução |
A Williams começou o ano sem grandes avanços e com um dos seus pilotos causando mais prejuízos que pontos. O piloto estado-unidense Logan Sargeant não conseguiu fazer sequer um ponto para ajudar a equipe a disputar pelo campeonato. Mais que isso, ele causou algumas batidas e como consequência disso, prejuízo para equipe Inglesa Williams. Partindo deste ponto, a equipe decidiu dar o assento do piloto para o novato argentino Franco Colapinto. O que ninguém esperava era em como o piloto iria se destacar na F1.
Nascido na Argentina, em 27 de maio de 2003, e dono de um sobrenome alvo de piadinhas de 5 série pelos brasileiros, Colapinto estava disputando na F2 pela equipe MP Motorsport quando foi promovido para a F1. Logo de cara, o piloto chamou a atenção pelo seu carisma nas reportagens. Uma das cenas que ganharam destaque foi, quando a repórter Mariana Becker, o entrevistou em espanhol e ele a elogiou. Alguns vídeos nas redes sociais até o comparam com Vettel e Senna pelo seu carisma.
Mas seu destaque não ficou só na frente das câmeras e microfones. Como Colapinto não ocupava um lugar de destaque na F2, os fãs da F1 não criaram muita expectativa com ele na sua 1ª corrida, no Circuito de Monza. Mas o argentino fez um excelente papel para um novato. Logo no seu primeiro GP, ele ficou em 12º lugar. E no GP do Azerbaijão ele conquistou seus primeiros pontos. Desde então, quando ele não consegue pontuar, fica ao menos ali em 11º ou 12º lugar.
O único GP que ele não conseguiu terminar a corrida foi no Brasil, mas o final de semana de Interlagos entrou para sempre na sua memória. Seja pela perda de seu avó, parente a quem ele era muito próximo, seja pela recepção argentina que ele recebeu aqui no Brasil. Durante na entrevista pré-corrida mesmo, o argentino ficou emocionado ao ver seus compatriotas torcendo por ele. Falando em Brasil e Argentina, Colapinto também foi alvo da rivalidade entre os brasileiros e os hermanos.
Quando começaram a sair rumores que Colapinto poderia ser contratado para o assento disponível na Sauber, os brasileiros fãs do esporte se juntaram nas redes sociais da equipe e encheram de comentários, colocando borboletas, bandeira do Brasil e Bortoleto. Os argentinos não ficaram de fora e começaram a fazer uma propaganda sem fim, para que seu piloto fosse contratado. Após Bortoleto ter sido finalmente anunciado, muitos brasileiros se sentiram com a consciência leve para torcer que Colapinto também consiga uma vaga no grid para o ano que vem.
E tem duas equipes que estão de olho no argentino. Horner da Red Bull foi visto saindo das instalações da Williams no GP de São Paulo e Briatore já afirmou que dinheiro não é problema e quer Colapinto na Alpine. A própria Williams não quer abrir mão do argentino que está sendo considerado uma joia do grid. Atualmente apenas a Visa Cash App RB tem um assento disponível, e entre os nomes está Lawson. É válido também mencionar que se o Perez sair da Red Bull, será mais uma chance para Colapinto estar na F1 em 2025.
O próximo GP irá acontecer no próximo final de semana em Las Vegas (EUA) e irá ser o primeiro de três GPs seguidos. E além das corridas da F1, a Band também vai transmitir as últimas etapas da F2, já que Bortoleto está disputando campeonato.
Comentários
Postar um comentário