Circuito da F1: Silverstone, onde tudo começou

Silverstone ou "Silvastone", esse circuito britânico é um dos mais importantes da Fórmula 1.

Por Renata Resende 

Tomada de Tempo

13 de maio de 1950, para muitos pode ser uma data qualquer, mas para os fãs de automobilismo, esse dia representa um marco importante: a primeira corrida da Fórmula 1. Mesmo depois de 75 anos, esse esporte ainda atrai milhares de pessoas fascinadas pela adrenalina. 

De aeródromo as corridas

Os tempos eram da 2ª Guerra Mundial, e as pessoas não tinham clima para pensar em carros e velocidade. Ali, onde no futuro iria se tornar um circuito lendário, era um espaço destinado para a guerra, uma pista de aterrissagem e decolagem para os aviões da Royal Air Force.

Só em 1948 que iriam inaugurar um circuito naquele lugar, aproveitando a pista que já estava lá. Antes de receber a Fórmula 1, o circuito precisou passar por mudanças no traçado, para em 1950 finalmente acontecer o 1º campeonato oficial de Fórmula 1.

Desde então, o circuito passou a receber os Grandes Prêmios de Fórmula 1, praticamente em todos os anos, se revezando com Aintree (até 1962) e Brands Hatch (até 1986). No entanto, a partir de 1987, todos os GPs da Inglaterra aconteceram todos os anos até hoje.

Pista lendária

Stats F1

Silverstone não recebe só a Fórmula 1, como também suas categorias de base, e isso faz muitos dos pilotos colocarem essa pista como umas das melhores de correr. O asfalto, no início, só tinha quase 1,2 km de extensão e 5 curvas. Com o tempo, a pista foi se transformando cada vez.

Adiciona uns km aqui, coloca umas curvas ali, e hoje o circuito tem quase 5,9 km de extensão e 18 curvas. Foi o heptacampeão Lewis Hamilton que bateu o recorde de melhor volta, quando pilotava para a Mercedes em 2019.

Em 2022 aconteceu um dos piores acidentes da Fórmula 1, e se não fosse o Halo, seria ainda pior. Logo na largada, Zhou Guanyu, piloto chinês da Alfa Romeo, se envolveu em uma batida com o britânico George Russell (Mercedes), capotou e foi parar entre a barreira de pneus e a grade da arquibancada.

Brasileiros correndo em Silverstone

Ayrton Senna fez sua história em Silverstone, porém antes dele, outros pilotos brasileiros chegaram a pilotar nessa pista britânica. O piloto Gino Bianco, nascido na Itália mas naturalizado no Brasil, foi o primeiro brasileiro a correr em Silverstone na Fórmula 1, em 1952. Infelizmente ele chegou em 18º lugar com sua Maserati, enquanto a vitória da prova ficou com Alberto Ascari (Ferrari).

Em 1956, é a vez do piloto Hermano da Silva Rodrigues (Gordini) correr na Inglaterra. Nessa corrida, enquanto Fangio (Ferrari) levava a vitória para a casa, Hermano não conseguiu terminar a prova. Mas em 1971 a história do Brasil em Silverstone começa a mudar. Emerson Fittipaldi, correndo pela Lotus, fica em 3º e sobe pela primeira vez no pódio inglês.

Sua primeira vitória em Silverstone aconteceu em 1975, mas dessa vez, Fittipaldi pilotava uma McLaren. Junto com ele no pódio, subiu José Carlos Pace (Brabham) e em 19º ficou Wilson Fittipaldi. A lista de brasileiros pilotando em Silverstone foi só aumentando, com os nomes de:

Alex Dias Ribeiro, Nelson Piquet, Chico Serra, Raul Boesel, Ayrton Senna, Mauricio Gugelmin, Roberto Moreno, Christian Fittipaldi, Rubens Barrichello, Pedro Paulo Diniz, Ricardo Rosset, Tarso Marques, Ricardo Zonta, Enrique Bernoldi, Felipe Massa, Cristiano da Matta, Antônio Pizzonia, Nelson Piquet Jr, Bruno Senna, Lucas di Grassi, Felipe Nars, e claro o que vai estrear este final de semana, Gabriel Bortoleto.

Silverstone se torna Silvastone 

Band

O apelido é bem parecido com o nome original e tem uma inspiração também lendária, Ayrton Senna da Silva. Quando começou a correr em categorias de base, Ayrton não usava o sobrenome Senna, mas Silva, e toda corrida disputada na pista, ele ganhava. Ali a imprensa começou a fazer trocadilho com seu sobrenome e o nome do circuito.

Já na Fórmula 1, Senna chegou a correr oito vezes em Silverstone, vencendo em 1988 e conseguindo ir para o pódio três vezes. Em 1991, Senna protagonizou um momento icônico no circuito, quando pegou uma carona com Mansell após a gasolina do seu carro acabar. Os fiscais até tentaram impedir, mas não conseguiram, e Senna pegando carona com Mansell se tornou uma memória maravilhosa para a Fórmula 1.

Expectativas para o GP de Silverstone de 2025

Neste final de semana, a Fórmula 1 chega mais uma vez na Inglaterra, e com grande chance de vitória para uma equipe inglesa como a McLaren. Até agora, o que mais se destacou ao longo da semana, depois da vitória de Gabriel Bortoleto (Sauber), foi a notícia dada pela Sky Sports Italia, que Max Verstappen (RBR) estaria em negociação com a Mercedes, um objetivo que Toto Wolff vem tentando conquistar a um bom tempo.

Junto com a Fórmula 1, terá também a Fórmula 2 e a Fórmula 3. Os treinos, e as corridas serão transmitidas pela BandPlay.

Comentários

Postagens mais visitadas