Pódio sem McLaren e dobradinha da Mercedes definem o GP do Canadá
Reviravolta acontece no final do Grande Prêmio do Canadá, com Lando Norris (McLaren) trazendo Safety Car para a pista.
Por Renata Resende
![]() |
Grande Prêmio |
Com um final de semana trazendo grandes emoções como a tradicional corrida das 24 h Le Mans, e a terceira corrida da F1Academy cheia de Safety Car, na Fórmula 1 também não poderia faltar emoção. Mas a adrenalina do GP do Canadá ficou mesmo é para as últimas voltas, com um toque que quase tirou os dois carros da McLaren da prova.
Por mais que houvessem expectativas que George Russell (Mercedes) e Max Verstappen (RBR) se estranhassem logo na primeira volta, a largada da corrida foi bem limpa. Na verdade a largada apenas serviu de sinal para sabermos como seria o restante do Grande Prêmio, desanimadora, pelo menos até o final.
Piloto x Equipe
![]() |
Print BandPlay |
As rivalidades da prova ficaram marcadas entre alguns pilotos e suas equipes. Alex Albon (Williams) foi o primeiro a se frustrar com sua equipe. No rádio, Albon disse não saber porque ninguém o escutava, e como isso o irritava.
Charles Leclerc (Ferrari) foi outro a "discutir" com a escuderia italiana. Enquanto seu engenheiro dizia que a Ferrari queria seguir como plano B, Leclerc respondeu que queria o plano C. O piloto monegasco também não entendeu a estratégia da Ferrari na sua primeira parada no box para trocar os pneus duros por ... outros pneus duros.
Fernando Alonso (Aston Martin) também chegou a soltar uma reposta atravessada quando seu engenheiro pediu para o piloto espanhol dar uma maneirada no ritmo. Alonso não deixou barato e respondeu que ele estava correndo e não treinando na pista.
Destaques do dia
Kimi Antonelli (Mercedes) fez uma boa corrida hoje (15/06), conseguindo seu primeiro pódio da carreira. O italiano quase perdeu sua posição para Oscar Piastri (McLaren), mas foi salvo pelo gongo quando Norris partiu para cima de Piastri.
Nico Hulkenberg (Sauber) foi outro a conseguir ótimos pontinhos para a Sauber, ao terminar em 8º lugar. Franco Colapinto (Alpine) também se destacou quando reagiu e conseguiu fazer sua melhor performance do ano, chegando a terminar em 13º lugar, 2 posições acima de seu companheiro de equipe Pierre Gasly.
Decepções do dia
Lance Stroll (Aston Martin), que já não tem uma boa performance a bastante tempo, foi uma decepção na sua corrida em casa. Além de frustrar os brasileiros por não descansar um pouco mais, para se recuperar de uma cirurgia nos pulso, e assim ceder o lugar a Felipe Drugovich, o canadense teve um desempenho digno de esquecimento na etapa da F1 do Canadá
![]() |
Print BandPlay |
E o que dizer de Norris (McLaren), que quase tirou a própria equipe da corrida, ao deixar se guiar pela emoção e ter um leve toque com o Piastri. Felizmente, para o fãs da McLaren, Norris saiu sozinho da corrida, e Piastri conseguiu se manter atrás do Safety Car, precisando apenas trocar os pneus.
Brasil no asfalto
![]() |
Print BandPlay |
Gabriel Bortoleto (Sauber) foi um verdadeiro encantador de pneus hoje. Bortoleto foi fazer seu pitstop só depois quase 50 voltas. Há a suspeita que a Sauber usou uma estratégia para facilitar a vida de Hulkenberg, mas que infelizmente acabou prejudicando Bortoleto na pista.
Mesmo com a estratégia duvidosa, Gabriel conseguiu terminar a corrida em 14º lugar, bem atrás do argentino Colapinto. Brasil e Argentina ficam mais uma vez unidos, com suas posições, seja em treino ou corrida, bem próximas.
Quesito emoção, nota ...
8,5
A corrida foi, na maior parte do tempo, morna. Sem muitas brigas por posições, um Safety Car que só aconteceu bem no final e guiou os pilotos até a última volta. Além do destempero emocional de Norris, a única coisa que trouxe emoção para a disputa foi o atrito entre Verstappen e Russell logo atrás do Safety Car.
Piloto do dia
Opinião pública: Kimi Antonelli (Mercedes)
Opinião pessoal: Oscar Piastri (McLaren). Ele não venceu, mas chegou a suar para se manter próximo ao pódio.
Parada na Áustria
A próxima etapa da Fórmula 1 irá acontecer daqui a duas semanas, entre os dias 27 e 29 de junho, lá na terra da Red Bull. Juntamente com a F1, terá F2 e F3. Agora é ficar de olho no calendário e torcer para as corridas chegarem rápido.
Comentários
Postar um comentário