Pódio sem McLaren e dobradinha da Mercedes definem o GP do Canadá

Reviravolta acontece no final do Grande Prêmio do Canadá, com Lando Norris (McLaren) trazendo Safety Car para a pista.

Por Renata Resende 

Grande Prêmio

Com um final de semana trazendo grandes emoções como a tradicional corrida das 24 h Le Mans, e a terceira corrida da F1Academy cheia de Safety Car, na Fórmula 1 também não poderia faltar emoção. Mas a adrenalina do GP do Canadá ficou mesmo é para as últimas voltas, com um toque que quase tirou os dois carros da McLaren da prova.

Por mais que houvessem expectativas que George Russell (Mercedes) e Max Verstappen (RBR) se estranhassem logo na primeira volta, a largada da corrida foi bem limpa. Na verdade a largada apenas serviu de sinal para sabermos como seria o restante do Grande Prêmio, desanimadora, pelo menos até o final.

Piloto x Equipe

Print BandPlay 

As rivalidades da prova ficaram marcadas entre alguns pilotos e suas equipes. Alex Albon (Williams) foi o primeiro a se frustrar com sua equipe. No rádio, Albon disse não saber porque ninguém o escutava, e como isso o irritava. 

Charles Leclerc (Ferrari) foi outro a "discutir" com a escuderia italiana. Enquanto seu engenheiro dizia que a Ferrari queria seguir como plano B, Leclerc respondeu que queria o plano C. O piloto monegasco também não entendeu a estratégia da Ferrari na sua primeira parada no box para trocar os pneus duros por ... outros pneus duros. 

Fernando Alonso (Aston Martin) também chegou a soltar uma reposta atravessada quando seu engenheiro pediu para o piloto espanhol dar uma maneirada no ritmo. Alonso não deixou barato e respondeu que ele estava correndo e não treinando na pista. 

Destaques do dia

Kimi Antonelli (Mercedes) fez uma boa corrida hoje (15/06), conseguindo seu primeiro pódio da carreira. O italiano quase perdeu sua posição para Oscar Piastri (McLaren), mas foi salvo pelo gongo quando Norris partiu para cima de Piastri.

Nico Hulkenberg (Sauber) foi outro a conseguir ótimos pontinhos para a Sauber, ao terminar em 8º lugar. Franco Colapinto (Alpine) também se destacou quando reagiu e conseguiu fazer sua melhor performance do ano, chegando a terminar em 13º lugar, 2 posições acima de seu companheiro de equipe Pierre Gasly.

Decepções do dia

Lance Stroll (Aston Martin), que já não tem uma boa performance a bastante tempo, foi uma decepção na sua corrida em casa. Além de frustrar os brasileiros por não descansar um pouco mais, para se recuperar de uma cirurgia nos pulso, e assim ceder o lugar a Felipe Drugovich, o canadense teve um desempenho digno de esquecimento na etapa da F1 do Canadá

Print BandPlay 

E o que dizer de Norris (McLaren), que quase tirou a própria equipe da corrida, ao deixar se guiar pela emoção e ter um leve toque com o Piastri. Felizmente, para o fãs da McLaren, Norris saiu sozinho da corrida, e Piastri conseguiu se manter atrás do Safety Car, precisando apenas trocar os pneus.

Brasil no asfalto

Print BandPlay 

Gabriel Bortoleto (Sauber) foi um verdadeiro encantador de pneus hoje. Bortoleto foi fazer seu pitstop só depois quase 50 voltas. Há a suspeita que a Sauber usou uma estratégia para facilitar a vida de Hulkenberg, mas que infelizmente acabou prejudicando Bortoleto na pista.

Mesmo com a estratégia duvidosa, Gabriel conseguiu terminar a corrida em 14º lugar, bem atrás do argentino Colapinto. Brasil e Argentina ficam mais uma vez unidos, com suas posições, seja em treino ou corrida, bem próximas.

Quesito emoção, nota ...

8,5

A corrida foi, na maior parte do tempo, morna. Sem muitas brigas por posições, um Safety Car que só aconteceu bem no final e guiou os pilotos até a última volta. Além do destempero emocional de Norris, a única coisa que trouxe emoção para a disputa foi o atrito entre Verstappen e Russell logo atrás do Safety Car.

Piloto do dia

Opinião pública: Kimi Antonelli (Mercedes)

Opinião pessoal: Oscar Piastri (McLaren). Ele não venceu, mas chegou a suar para se manter próximo ao pódio.

Parada na Áustria

A próxima etapa da Fórmula 1 irá acontecer daqui a duas semanas, entre os dias 27 e 29 de junho, lá na terra da Red Bull. Juntamente com a F1, terá F2 e F3. Agora é ficar de olho no calendário e torcer para as corridas chegarem rápido.



Comentários

Postagens mais visitadas