Circuitos da F1: Catalunha sediando momentos históricos
![]() |
Banner do Circuito de Barcelona- Catalunha Wikipédia |
Por Renata Resende
Os anos eram da década de 80 e a Fórmula 1 estava a toda velocidade. Nomes como Niki Lauda, Alan Prost, Nelson Piquet, Ayrton Senna e outros pilotos com nomes de peso disputavam o campeonato como se suas vidas dependesse disso.
O governo espanhol, querendo trazer de volta a Fórmula 1 para Barcelona, começou a fazer planos para um Circuito que seria ideal para receber essas corridas. Com um terreno já garantido, o plano saiu do papel e a construção começou.
Estrutura do Circuito
![]() |
Circuito da Catalunha/ foto: F1 Fan site |
Seu traçado planejado foi sofrendo algumas alterações conforme o tempo passava. Pode se dizer que a versão original do traçado construído durou até 1993. Foi nos 4,747 km de asfalto que Michael Schumacher, um rookie, fez sua volta rápida que não foi superada.
Em 1994 começaram as mudanças, e o motivo das alterações foi a falta de segurança do trágico GP de Ímola. Uma chicane Nissan foi adicionada, e Michael Schumacher, ainda na sua Benetton, fez mais uma vez sua volta mais rápida que ninguém conseguiu superar.
Em 2021, o Circuito foi novamente alterado, e naquelas 16 curvas, outro piloto fez a volta mais rápida. Mas em vez de Michael Schumacher, dessa vez quem garantiu a volta mais rápida foi Max Verstappen, da Red Bull Racing, sendo o piloto mais novo a ganhar um GP de Fórmula 1
Inauguração
E no dia 10 de setembro de 1991, o Circuito abriu as portas para seu primeiro evento: o Campeonato Espanhol de Carros de Turismo. O ex piloto de Fórmula 1, Luíz Pérez- Sala conquistou a primeira vitória do autódromo.
Duas semanas depois a Fórmula 1 chegou lá e no seu primeiro GP no Circuito, já trouxe cenas memoráveis, talvez como um indício que naquele autódromo, aconteceriam várias cenas que entrariam para a história da F1.
Senna X Mansell
![]() |
Disputa entre Senna e Mansell/ foto: Stars Sports |
Chegou o dia 29 de setembro de 1991, e a corrida começa. Gerhard Berger (McLaren) conquista a pole position, e vem seguido de Nigel Mansell (Williams) e Ayrton Senna (McLaren).
Se Senna conseguisse atrapalhar a possível vitória de Mansell, e terminasse em 3⁰ ou 4⁰ lugar, Ayrton conseguiria seu 3⁰ campeonato mundial. Só que a Williams estava com o carro mais adaptado no circuito, e conseguiu vencer a prova.
Alonso fez a festa em casa
Em 2006 foi a vez de Fernando Alonso fazer a alegria dos espanhóis. No treino classificatório, Alonso conseguiu a pole position, o que pode ter sido o começo da festa.
No dia 14 de Maio, data marcada para a prova, Alonso que guiava uma Renault, foi para o degrau mais alto do Pódio. Michael Schumacher (Ferrari) e Giancarlo Fisichella (Renault) completaram o pódio.
Vitória de Felipe Massa
![]() |
Carro do Felipe Massa na Catalunha Fandom |
Em 2007, aconteceu a primeira e única vitória de um piloto brasileiro de Fórmula 1 nesse circuito. Felipe Massa, na época correndo pela Scuderia Ferrari, conseguiu a pole position no dia anterior, e fez o hino brasileiro tocar na Espanha.
Mas nesse dia, 13 de maio de 2007, o Papa Bento XVI estava de visita no Brasil, e a Rede Globo interrompeu a transmissão da prova para dar enfoque na passagem do Papa. Só depois que acabou a missa na Catedral de Aparecida, é que a Globo transmitiu uma versão compacta da corrida.
Expectativas
Neste final de semana, será a vez da Espanha receber um GP de Fórmula 1. Infelizmente nenhum dos dois pilotos da casa, Carlos Sainz (Williams) e Fernando Alonso (Aston Martin) tem chances de ganhar, levando em conta as performances das McLarens e de Max Verstappen (RBR) também estão na disputa, nos GPs anteriores.
Mas ambos espanhóis tem chance de subir no pódio, se Adrian Newey fazer seus toques no carro de Alonso ou se a Williams vier com novas atualizações para o carro de Carlos Sainz.
Comentários
Postar um comentário