Filme: Ford vs Ferrari

Spotify

Por Renata Resende 

O projetista Carroll Shelby e o piloto Ken Miles enfrentam a interferência empresarial, as leis da física e os próprios demônios para construir um carro de corrida para a Ford derrotar a hegemonia de Enzo Ferrari nas 24 horas de Le Mans.

Em clima de Oscar, resolvi assistir um filme que levou para casa, nada menos que duas estatuetas dessa premiação. O filme, dirigido por James Mangold, retrata a história da Ford, que tinha como objetivo, vencer a Ferrari na famosa 24h Le Mans.

Para conquistar esse objetivo, a Ford chama o engenheiro, que tem bastante experiência nessa competição, Carroll Shelby (Matt Damon) para construir o carro que seja capaz de aguentar as 24 horas de corrida e vencer. Shelby, não só aceita o desafio, como também chama Ken Miles (Christian Bale) para assumir o volante.

Mas por que a Ford quer tanto derrotar a clássica escuderia italiana? Bem, Henry Ford II queria trazer uma cara nova para seus carros, deixá-los atrativos para o consumo, e o Enzo Ferrari estava conseguindo isso. Ford II então foi atrás do italiano para comprar a marca Ferrari.

Porém, o plano de Ford II foi por água abaixo. Enzo Ferrari se aproveitou da proposta de Ford II, fez uma outra negociação da Fiat e vendeu a Ferrari para essa montadora. No filme, Enzo Ferrari desdenha de Henry Ford II, e o dono da Ford se fixa no seu objetivo de derrotar a italiana nas 24h Le Mans. 

O filme traz essa narrativa de uma forma impressionante, com atuações brilhantes e efeitos realistas. Quando aconteciam batidas e peças dos carros voavam, chegava até a me desviar, como se elas estivessem vindo na minha direção. 

Embora não possa dizer o qual fiel foi o filme, pois não conheço a história a fundo, a Ford vs Ferrari foi alvo de muitos elogios, e conquistou duas estatuetas do Oscar, nas categorias de Melhor Edição e Melhor Edição de Som.


Comentários

Postagens mais visitadas