Equipes na Fórmula 1: Brawn GP

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Por Renata Resende

Dona de recordes em apenas um ano de existência,  a Brawn GP entrou na Fórmula 1 para deixar sua marca na história do campeonato. Criada no dia 6 de março de 2009, a equipe teve o crescimento mais rápido da Fórmula 1. Logo na sua corrida de estreia, levou seus dois pilotos para os 1º e 2º lugares do pódio.

Honda Racing F1 Team- Motorsport image

Mas ela não criada foi do zero, e sim adquirida de outra equipe que já corrida na Fórmula 1, a Honda Racing F1 Team. A montadora japonesa investia na F1, mas como não recebia o retorno necessário, e influenciada também pela crise econômica de 2008, decidiu se retirar do campeonato, colocando a equipe a venda.

Foi aí que Ross Brawn entrou em ação. O britânico decidiu comprar a equipe completa, e correr na temporada de 2009. Com seus dois pilotos em ação, Rubens Barrichello e Jenson Button, a Brawn GP conseguiu um feito histórico. Estava indo tão bem que colocou uma boa vantagem sobre as outras equipes, pelo menos até a 1ª metade do campeonato.

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A partir da 2ª metade do campeonato, a Red Bull Racing diminuiu essa diferença de pontos. Button (Brawn GP), que já tinha vencido 6 das 7 corridas, viu Sebastian Vettel (Red Bull) reagindo cada vez mais. Mas o Campeonato de Construtores não dependia apenas de Button. O brasileiro Rubinho Barrichello também estava mostrando que vinha para ganhar.

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O crescimento rápido da Brawn GP também levantou suspeitas de outras equipes. Quando Barrichello quebrou o recorde no treino no Circuito da Catalunha, as equipes Williams e Toyota denunciaram o possível difusor irregular da Brawn. A FIA recusou a manifestação dessas equipes, mas ambas apelaram. Apelação essa que também não deu certo.

A Brawn GP também se envolveu em outra tensão. No GP da Alemanha, Rubinho estava vencendo a corrida quando a equipe mandou que ele cedesse seu lugar para seu colega de equipe, Button. Essa decisão gerou uma tensão entre os dois pilotos. Porém, depois do acidente na Hungria, Barrichello venceu em Valência, na Espanha.

Bernie Ecclestone- Getty images

O chefão da F1 na época também não ajudava a acalmar a tensão. Bernie Ecclestone disse por alto que a Brawn GP estaria favorecendo o Button, com carros diferentes. Além disso, Ecclestone também complicava a situação da Brawn ao não liberar o dinheiro relativo a temporada de 2008 da Fórmula 1.

A cada GP, a Brawn tinha que ficar negociando com os patrocinadores para conseguir capital o suficiente para competir no torneio. Foi uma luta para que Ecclestone liberasse a verba para a equipe britânica. Também por falta de dinheiro, a Brawn precisou reduzir o número de funcionários da equipe, cortando parte das vagas na escuderia. Barrichello também não estava garantindo para todas as corridas da temporada.

No dia 16 de novembro de 2009, a Brawn GP é vendida. A alemã Mercedes, que já fornecia os motores para a equipe, se junta com a Aabar Investments e compra 75,1% da escuderia. O que antes era Honda Racing F1 Team e passou seu nome para Brawn GP, é renomeada para Mercedes GP Petronas Formula One Team.

O modelo da Brawn GP, o chassi 0001/01 irá a leilão este ano. Foi com esse carro que Barrichello foi para o podio na Espanha, em Mônaco e no Reino Unido. O modelo, após ter ficado com Button desde o fim da temporada de 2009, fazendo parte da sua coleção particular, irá para o leilão em maio.

ESPN

A história da equipe rendeu até um documentário, na Disney e Star+, chamado Brawn, uma história incrível da Fórmula 1. Segundo o resumo da Disney, o documentário com Keanu Reeves conta uma das maiores sagas da história da Fórmula 1. Através da visão de Ross Brawn e de respeitados ícones da corrida, como Jenson Button e Rubens Barrichello, tudo é revelado nesta cativante série de quatro partes. Desde a formação, veja a jornada marcante da Brawn GP através de manobras estratégicas e provações financeiras durante uma época excepcionalmente competitiva dos anais do esporte.

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