Circuitos da F1: Autódromo de Anderstop (Suécia)
Por Renata Resende
Único Circuito que levou a Fórmula 1 para a Suécia, o Autódromo de Anderstop foi palco de euforia para os suecos, principalmente pelo fato de que tinha dois pilotos representando o país, Ronnie Peterson e Gunnar Nilsson. Mas do mesmo jeito que esse pilotos trouxeram animo para os suecos verem o GP da Suécia, as mortes de Ronnie e Gunnar foi também um motivo forte para o GP ser cancelado de 1978 em diante.
A criação do Anderstop Raceway partiu da ideia de três pilotos que queriam um lugar para treinar, que são Sven ´´Smokey`` Åsberg, Åke Bengtsson e Bertil Sanell. Para conseguir financiamento para a costrução, incluiram um projeto de pista de pouso, para aviões particulares, na reta principal.
O projeto foi criado pelo engenheiro Holger Eriksson e pelo piloto de Fórmula 1 Joakim Bonnier. Com quase 4 km de extensão e 8 curvas, o Circuito foi inaugurado em junho de 1968. Projeto concluído, já estava recebendo corridas, e então Åsberg foi ambicioso. O sueco queria trazer a Fórmula 1 para o autódromo.
De início a ideia dele foi recebida com incredulidade, mas ele foi atrás. E em 1973, aconteceria o 1º GP da Suécia. Como na época os dois pilotos suecos, Peterson e Nilsson, estavam alavancado cada vez mais nas suas carreiras, isso ajudou o GP na Suécia fazer mais sucesso.
O 1º GP aconteceu no dia 17/06/1973 e os suecos quase foram a loucura. Isso porque o Ronnie Peterson assumiu a liderança na sua Lotus e estava indo bem...até o Denny Hulme ultrapassar e levar a McLaren para o lugar mais alto do pódio fazendo o Peterson ficar em 2º lugar. E infelizmente, nenhum dos dois pilotos conseguiram vencer algum GP na Suécia.
Ronnie Peterson sofreu um acidente no GP de Monza, dia 10/9/1978, e acabou falecendo no dia seguinte no hospital. Gunnar Nilsson morreu pouco mais de 1 mês depois (20/10) em decorrência de um câncer. Quando eles morreram, os suecos não viram mais graça na F1, e o GP foi cancelado por falta de patrocínios.
O Autódromo ainda recebe competições, mas a Fórmula 1 nunca mais voltou para aquele asfalto. Atualmente não tem piloto que represente a Suécia na F1, mas na F2 tem o sueco Dino Beganovic, que corre pela Hightec Pulse-Eight. Quem sabe quando Dino for promovido, talento ele tem, a Fórmula 1 volte ao asfalto escandinavo.
Comentários
Postar um comentário