Circuitos: Autódromo Oscar y Juan Gálvez

Wikipédia 

Por Renata Resende

Localizado em Buenos Aires, Argentina, o Autódromo Oscar y Juan Gálvez recebeu durante muitos anos o torneio de Fórmula 1. Foram várias as cenas memoráveis que aconteceram no autódromo e merecem serem relembradas.

Fundado no dia 9 de março de 1952, a terra que antes era de tribos pré-hispânicas e cortado pelo rio Riachuelo, se tornou asfalto para o automobilismo mundial, com velocidade pulsando durante as competições.

O autódromo partiu da ideia dos pilotos Juan Manuel Fangio e José Froilan. O responsável pelo desenho do traçado foi Johannes Hugenholtz, o mesmo idealizador do circuito Zandvoort na Holanda.

O autódromo argentino é bem flexível, com o total de 15 configurações de circuitos que podem ser usadas a depender da competição que receber. Desses 15 circuitos que podem ser utilizados no autódromo, alguns ganham destaque, como:

Circuito nº 2

  • Quase 4 km de extensão
  • Sentido horário
  • 13 curvas
  • Recebeu a Fórmula 1 entre os anos 1953 e 1960
Circuito nº 6
  • Quase 4 k de extensão
  • 19 curvas 
Circuito nº 9
  • Traçado sinuoso
  • Aproximadamente 3,3 km de extensão
  • 14 curvas
  • Recebeu a Fórmula 1 entre os anos 1971-1973
Circuito nº15
  • Versão mais rápida e aberta
  • Quase 6 km de extensão
  • 16 curvas
  • Eleita pelos pilotos, entre 1974 e 1981, como um dos melhores circuitos do mundo

Quando o Autódromo Oscar y Juan Gálvez estava para ser inaugurado, a Primeira Dama Eva Péron estava doente. Mas ela não queria perder um dos eventos mais importantes de seu país. Para facilitarem a ida dela, construíram um elevador que subia para o palco, assim, Péron teria esse auxílio para acompanhar a corrida de pertinho.

Motorsport images

A 1ª corrida aconteceu no dia 9/3/1952 e era a Copa Péron. O autódromo encheu com 120 mil pessoas assistindo Fangio ganhar a corrida. Falando em Fangio, ele se feriu em um GP na Argentina, mas não em um acidente ou batida de seu carro. O ano era 1955, e fazia um calor horrível na Argentina.

Fangio para se adaptar ao clima, viajou um mês antes para o país e diminuiu no consumo de água. Ele e Roberto Mieres foram os únicos a terminar a corrida sem revezar o carro com outros pilotos. No final da competição ele estava com a perna em carne viva. Sua perna ficou encostando tanto na lataria do carro e deixou o piloto com cicatriz para o resto da vida.

Foi no Autódromo Oscar y Juan Gálvez que aconteceu a 1ª vitória com um carro de Fórmula com motor traseiro em 1955. O piloto que conseguiu esse triunfo histórico foi ninguém menos Stirling Moss com seu Cooper T43. 

Motorsport images 

E claro, o autódromo também contou com presença de Ayrton Senna e Michael Schumacher. Senna era um grande amigo de Fangio e foi visitar o autódromo em 1993, logo após o campeonato de Fórmula 1 daquele ano terminar. E em 1998, o autódromo recebeu a única vitória de Schumacher naquela temporada de F1.

Comentários

Postagens mais visitadas