Giuseppe Farina, o 1º dos muitos campeões da Fórmula 1

Getty images

 Por Renata Resende 

No dia 30 de outubro de 1906, lá na Itália, nasceria um dos ícones da Fórmula 1, o 1º campeão do torneio mundial, Dr Giuseppe Emilio ´´Nino`` Farina. O italiano, formado em engenharia e ciências politicas, deixou de exercer essas profissões para ficar na carreira no automobilismo.

Seu currículo de corridas começou na Itália mesmo, em 1930. quando ele participava das provas de subida de montanha como co-piloto junto com seu tio. Com 19 anos ele comprou um Alfa Romeo usado e começou a disputar por conta própria. Foi nessa idade mesmo que ele conseguiu essa fama de ´´inconsequente``. 

Quando entrou nas competições foi tutelado por ninguém menos que Tazio Nuvolari. Em 1938 foi para as pistas com a Alfa Romeo, formando um quarteto com Luigi Fagioli, Fangio e Reg Parnell. Ao longo de sua carreira teve muitos acidentes, mas poucos os que realmente o atrapalharam.

Getty Images

Além de ter vencido a 1ª temporada de F1, ele também venceu a 1ª corrida da história da Fórmula 1 lá no Circuito de Silverstone. Como na Alfa Romeo ele estava ficando para trás com relação a Fangio, resolveu em 1952 trocar de equipe e entrou para a Scuderia Ferrari, se tornando companheiro de equipe de Alberto Ascari.

Quando o Ascari trocou a Ferrari pela Lancia, Farina voltou a ser o 1º piloto da equipe, o que era seu objetivo. Foi correndo pela Ferrari que Farina fez a proeza de disputar o GP da Bélgica com um braço imobilizado, porque tinha quebrado em um acidente. 

Embora Farina parecesse imbatível, já que nenhum acidente podia atrapalhar sua carreira, o GP de Buenos Aires de 1953 veio para se tornar um empecilho para o italiano. Devido a superlotação no autódromo argentino, algumas pessoas foram assistir a corrida na beira da pista. Resultado? Tragédia.

Um garoto atravessou bem na frente de Farina e o piloto, na tentativa de se desviar, bateu no muro e segundo algumas fontes, mais de 7 pessoas morreram e outras ficaram feridas. O próprio Farina ficou com sequelas e voltou a correr com dores no corpo. Ficando mais prudente nas corridas, garantiu o vice-campeonato da temporada.


Motorsport images 

Em 1954 Farina até começou bem o campeonato, mas sofreu outro acidente que o tirou do restante do campeonato. Voltou a correr em 1955, mas corria na base da morfina, consequência do acidente de 54. Sua última tentativa na Fórmula 1 foi em Monza, e um pneu estourou no Treino Livre. Foi aí que Farina decidiu sair da disputa.

Porém ele ainda tentou participar das 500 Milhas de Indianápolis, mas não conseguiu participar da tomada de tempos. Em 1957, no mesmo campeonato, Farina achou difícil para sentir o equilíbrio do carro e passou o automóvel para seu companheiro de equipe, Keith Andrews. Infelizmente Andrews bateu no muro da reta principal e morreu na hora. Farina então decidiu se aposentar das pistas.

O italiano começou a trabalhar para as distribuidoras da Alfa Romeo e da Jaguar, e até no estúdio de design da Pininfarina. Foi convidado para ser o dublê do ator Yveo Montand para o filme Grand Prix, do diretor John Frankenheimer. Quando estava indo para as filmagens, perdeu o controle de seu carro e bateu num poste. Farina que se salvou de acidentes em alta velocidade nas pistas, acabou falecendo na hora, numa estrada da área rural francesa.

No dia 30 de junho deste ano completará 59 anos da partida dessa lenda do automobilismo, principalmente da Fórmula 1. Mas assim como outros pilotos, Giuseppe ´´Nino`` também deixou sua marca na história das pistas, e será lembrado eternamente como 1º piloto a conquistar o título na mais alta categoria do automobilismo, a Fórmula 1.

 

Comentários

Postagens mais visitadas