McLaren acaba com o jejum de 26 anos sem vencer o Campeonato de Construtores

A equipe Inglesa superou a Ferrari e conquistou seu 9º título mundial de construtores no GP de Abu Dhabi

Por Renata Resende

Grande Prêmio-Foto:AFP

O GP começou e a McLaren tinha o troféu dos Construtores na sua mão. Norris e Piastri conquistaram a 1ª fileira do grid de largada na classificação de sábado. A Ferrari por sua vez só tinha Sainz na frente no grid. Leclerc, que além de não conseguir uma boa posição  na classificação, iria pagar uma punição, dividindo a última fileira com Colapinto (Williams).

Mas o caos se instaurou logo na largada, prejudicando a vida da McLaren. Piastri se envolveu em incidente com Verstappen (Red Bull) e perdeu várias posições no grid. Leclerc, que estava no fim da fila, foi escalando o pelotão e conseguiu chegar na 8ª posição. Norris conseguiu se manter na liderança, mas tinha Sainz atrás dele procurando qualquer brecha para ultrapassar.


Verstappen foi punido com 10 segundos e Piastri, que comemorou a decisão da FIA, também levou 10 segundos por ter se envolvido em um outro incidente. Por causa dos acidentes na pista, alguns pilotos não conseguiram finalizar a corrida. Perez (Red Bull) foi o 1º a sair, depois de ter batido com Bottas (Stake) e rodado. Colapinto teve seu carro retirado e Bottas se envolveu em outro incidente com Magnussen (Haas) e não conseguiu terminar a corrida.


No final, tudo que restou era saber quem iria levar o campeonato. Leclerc e Sainz tentaram, mas não conseguiram ir além de onde estavam. Norris se manteve até o fim na liderança, trazendo o troféu para a Inglaterra, mas teve o brilho da vitória um pouco ofuscado por causa da comemoração de Hamilton (Mercedes), que fez o famoso zerinho na pista ao encerrar a corrida e sua parceria com a Mercedes.


A temporada de 2025 irá começar diferente da deste ano. O 1º GP irá acontecer na Austrália em 16 de março. Além dos novatos Antonelli (Mercedes), Bearman (Haas) e Doohan (Alpine), também terá o atual campeão da F2, Gabriel Bortoleto (Stake), levando de volta a presença do Brasil para o Grid da Fórmula 1.


Comentários

Postagens mais visitadas