Circuito de Yas Marina vai decidir campeonato de construtores


Motorsport

Por Renata Resende 

Marcando o último final de semana de Fórmula 1 em 2024, a tão esperada decisão do campeonato de construtores entre Ferrari e McLaren irá ser disputada no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). 

Localizado a 30 minutos de Abu Dhabi, 2ª maior cidade, ou emirado dos Emirados Árabes, o Circuito de Yas Marina, tem uma das melhores infraestruturas quando comparado aos outros Circuitos.

Recebendo a Fórmula 1 desde 2009, o Circuito passou com algumas mudanças para melhorar os defeitos que alguns pilotos apontavam. Algumas das coisas que não mudaram, foram a velocidades dps setores. 

O 1⁰ setor é considerado um setor médio rápido, enquanto o 2⁰ setor é mais rápido pois abriga as 2 maiores retas do circuito.
Já o 3⁰ setor é o mais lento. O Circuito é ainda considerado um dos mais difíceis de ultrapassar. O seu pit lane é diferente dos outros circuitos, e sua saída passa por baixo da pista. 

Com relação a segurança, o Circuito é considerado um dos mais seguros, tendo grandes escapatórias. O Circuito de Yas Marina também conta com 2 paddocks, um utilizado pela Fórmula 1 e outro como grelha de partida, sendo alternativa na 2ª maior reta. 

Com todo esse luxo, tendo uma de suas partes até passando por baixo de um hotel luxuoso, o Circuito é até então o mais caro da Fórmula 1. Mas foi em 2021 que as mudanças foram realizadas, já que alguns pilotos estavam reclamando que não conseguiram criar oportunidade para ultrapassar os concorrentes. 

Algumas chicanes foram removidas, e curvas foram ampliadas. Dos que detém o recorde no Circuito de Yas Marina, estão Lewis Hamilton (Mercedes) que ganhou 5 Grandes Prêmios. Já a equipe mais vencedora foi a Red Bull, conseguindo 7 vitórias.





Fonte:
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Circuito_de_Yas_Marina

Comentários

Postagens mais visitadas