A vez é do Catar no Automobilismo

A vez é do Catar no Automobilismo

fonte Wikipédia 

Por Renata Resende

   País que vai sediar o próximo e penúltimo GP da Fórmula de 2024, o Catar chamou atenção do mundo inteiro em 2022, quando aconteceu a Copa do Mundo. Como neste final de semana, as corridas da F1, F2 e F1Academy irão acontecer lá, resolvi trazer um post especial sobre o país.
     Considerado um emirado, o Catar é um dos países mais ricos do mundo e foi o 1º a trazer uma Copa do Mundo para o Oriente Médio. Lá, a forma do nativo receber os visitantes é bem parecida com os mineiros recebendo visita em casa. ´´Quer um cafezim?``, eles oferecem café (árabe) com doces, em quanto a gente oferece café com pão de queijo e doce de leite. 
   Na sua economia, embora hoje em dia seu comércio seja baseado na exploração do petróleo e do gás natural, antigamente, a base era a pesca e as pérolas. Falando na sua natureza, no Catar não tem muitas florestas, e sim manguezais. E a água que eles usam no dia-a-dia são as marítimas, e para a água se tornar ´´usável``, ela passa por um processo de dessalinização.
    O verão de lá é tão quente que, em 2022, a Copa teve que ser realizada em novembro, porque se fosse em julho, ir cair bem na época dessa estação. É um país pequeno, com um um IDH maravilhoso, com uma população na sua maioria imigrante e com um fuso horário, quando comparado ao Brasil, de 6 horas a mais. Ou seja, se você quiser acompanhar todas as corridas do final de semana, programa esse despertador aí.
    O GP acontece em Lusail, cidade que foi construída para a Copa do Mundo. Sim, eles construíram uma cidade para sediar a Copa. O Circuito Internacional de Lusail recebe a F1 desde 2023 e seu contrato vai até 2033. Sabe de um ponto bem forte do Catar e do Oriente Médio que interfere na F1? A religião. Interfere, não necessariamente de um jeito ruim. Por causa disso eu passei meu aniversário de folga vendo uma corrida atrás da outra tomando açaí com batata.
     O Islamismo proíbe o consumo de bebida alcoólica em ambiente público, e com o que os pilotos comemoram no pódio? Champagne. Mas ali no Oriente, a F1 abre uma exceção, e no lugar do champagne tradicional, os pilotos usam a bebida a base de romã e água de rosas. E se lembram dos dois primeiros GPs deste ano, no Bahrein e na Arábia aconteceram no sábado? Eles foram adiantados por causa do Ramadã, que iria se iniciar na 2ª semana de março.
   Sabem de uma curiosidade com relação a esportes no Catar? Lá é muita famosa a Falcoaria ( cuidar e treinar falcões de caça), embora não seja muito praticada hoje em dia, e a Corrida de Camelos. O futebol, porém, não tem muita tradição por lá. As praias, devido ao seu litoral extenso, são muitos procuradas pelo pessoal que gosta de praticar esportes nesse ambiente.



Fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/50-curiosidades-sobre-o-catar.htm
https://brasilescola.uol.com.br/religiao/ramada.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_do_Catar
https://gauchazh.clicrbs.com.br/esportes/noticia/2022/02/conheca-lusail-cidade-construida-do-zero-e-um-dos-simbolos-da-copa-do-mundo-do-catar-ckzokpl7j0050015ppflvtwcg.html
https://www.estadao.com.br/esportes/velocidade/champanhe-no-podio-mas-de-agua-de-rosas/#:~:text=O%20vencedor%20da%20primeira%20corrida,rom%C3%A3%20e%20%C3%A1gua%20de%20rosas.

Comentários

Postagens mais visitadas