Sainz vence no México e Ferrari ultrapassa Red Bull no campeonato de construtores
Sainz vence no México e Ferrari ultrapassa Red Bull no campeonato de construtores.
O GP do México foi marcado por emoções desde o primeiro treino livre.
Por Renata Resende
![]() |
Imagem: Alfredo Estrella /AFP… - Veja mais em https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2024/10/27/f1-grande-premio-do-mexico.htm?cmpid=copiaecola |
O final de semana mal começou no México e já teve batida. Albon (Williams) teve uma colisão com Bearman (Ferrari) causando danos nos dois carros e impossibilitou Albon de ir para o TL 2. No TL 2, teve outra colisão, Russell (Mercedes) saiu da pista e bateu na barreira de proteção. Verstappen (Red Bull), que estava insatisfeito e reclamou com a equipe sobre os freios do seu carro, não conseguiu ser competitivo.
Já no TL3, Piastri (McLaren) que estava numa volta rápida, foi atrapalhado por Sainz (Ferrari). Falando em Ferrari, o mecânico da escuderia italiana protagonizou uma das melhores cenas do fim de semana, ao dar uma cambalhota para trás quando caiu ao sinalizar que Leclerc (Ferrari) poderia ir para o Pitlane.
Na Quali, algumas surpresas aconteceram. Piastri foi eliminado logo no Q1, junto com Perez (Red Bull), Colapinto (Williams), Ocon (Alpine) e Zhou (Stake). Já no Q2, Tsunoda (Visa RB) bate e gera uma bandeira vermelha. Leclerc tem sua volta rápida eliminada, pois escapou da pista na curva 2 do circuito. São eliminados do Q2: Tsunoda, Lawson (Visa RB), Alonso e Stroll (ambos da Aston Martin) e Bottas (Stake).
No Q3, a curva 2 faz outra vitimam, e Verstappen (Red Bull) também tem sua volta rápida eliminada. Mesmo o tricampeão Holandês não tendo o melhor carro do grid, ele conseguiu garantir a 2 posição, e na corrida largaria logo atrás do Sainz. Os carros da Haas também garantiram ótimas colocações no grid.
![]() |
Red Bull’s Max Verstappen was given two 10-second penalties. Photograph: Henry Romero/Reuters |
A corrida principal que aconteceu hoje não ficou atrás dos treinos e qualificação. Verstappen que largou em 2 passou na frente de Sainz e colocaria uma boa distancia se não fosse uma bandeira amarela na corrida. Já no início teve uma colisão entre Albon e Tsunoda, causando a retirada dos dois pilotos da pista e um safety car.
Assim que o safety car saiu da pista, Sainz aproveitou e partiu para cima e tomou a liderança de Verstappen. Norris (McLaren) também acelerou e disputou com Verstappen a 2 posição, e com um empurrado o outro para fora, Verstappen acabou saindo com uma penalidade de 20 s para cumprir no pitstop. Leclerc vendo a disputa entre esses dois, ultrapassou e saiu do 4 para o 2 lugar.
Alonso, que completou seu GP de número 400, teve que retirar seu carro da pista. O mexicano Perez se envolveu em várias disputas ali na corrida, com Lawson e com Stroll, e quase conseguiu mais uma penalidade além dos 5 segundos por causa da queima de largada. Na volta 27, Verstappen paga sua punição ao entrar no box. Piastri que saiu da 17 posição, conseguiu fazer uma boa corrida e subiu 9 posições.
Colapinto e Lawson também se envolveram numa disputa, mas o argentino levou a melhor, e infelizmente, por pouco, não conseguiu pontuar. Outra disputa que durou algumas voltas foi entre os pilotos da equipe Mercedes, e Hamilton conseguiu sair na frente e ficando no 4 lugar e Russell em 5.
Na reta final da corrida, Norris ia se aproximando para tomar o lugar do Leclerc e não precisou ultrapassar, já que o piloto da Ferrari cometeu um erro e saiu da pista, conseguiu voltar, mas ficou atrás de Norris. Sainz, que conseguiu a pole para a corrida, conquistou também o primeiro lugar do pódio. Acabou a corrida e houve alteração no campeonato de construtores. Ferrari agora é a vice líder do campeonato, e a Red Bull ficou em 3.
Caso a Ferrari se mantenha constante nos próximos GPs, ela poderá enfrentar a McLaren e quem sabe conseguir o título de campeã dos Construtores. O próximo GP irá acontecer neste final de semana no Brasil, no circuito de Interlagos e também terá corrida Sprint no sábado.
Fontes:
https://www.theguardian.com/sport/2024/oct/27/carlos-sainz-wins-f1-mexico-city-grand-prix-as-lando-norris-cuts-title-race-gap
https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2024/10/27/f1-grande-premio-do-mexico.htm
Comentários
Postar um comentário