A história da Fórmula 1
Fonte: F1
A história da Fórmula 1
Já faz dias que não tem corrida e está dando saudades, né? Se você não está, pode ter certeza que estou. Ter a adrenalina correndo nas veias, aquela ansiedade para saber quem vai ou não ganhar. Será que algum pit stop vai dar errado, será vão rolar estratégias diferentes, vai ter safety car? Ai, até chegar o GP dos EUA. Mas enquanto não voltam as corridas, que tal dar uma olhada no passado e ver quando tudo isso começou?
Essa categoria do automobilismo aconteceu lá no início do século 20, mas foi preciso dar uma pausa por causa da Segunda Guerra Mundial, e voltou em 1945, com o GP de Silverstone (ING). Mas esse torneio se concentrava na Europa, com exceção das 500 milhas de Indianópolis (EUA), que foi adicionada no torneio. E no começo não tinha essas equipes de onde em dia não, só algumas competiam.
Alfa Romeo, Ferrari, Maserati, as ´´Voiturettes`` da ERA, os ´´Tabots``(carros esportivos modificados). No regulamento dizia que as três piores equipes seriam descartadas. E o sistema de distribuição de pontos também era diferente: 8 pontos para o vencedor, 6 pontos para o segundo lugar, 4 pontos para o terceiro, 3 para o quarto e 2 pontos para o quinto. E quem fazia a volta mais rápida, conquistava 1 pontinho.
As cores das equipes também são algo a ser destacado. Hoje em dia, cada equipe tem sua cor, certo? A Ferrari com seu vermelho corsa, a McLaren com seu laranja papaya, etc. Naquela época era diferente. Cada cor representava a nacionalidade da equipe. Itália- Vermelho; Inglaterra- Verde; França- Azul; Alemanha- Prata; EUA- Branco; e Bélgica- Amarelo. Mas isso mudou em 1968. E também quem patrocinavam as equipes eram as empresas de petróleo e as fabricantes de pneus.
Esse post vai ter continuação porque tem muita coisa para falar. Quer spoiler? Uma certa italiana se enfiou nesse meio do automobilismo, os avanços que tiveram nos carros, as entradas de equipes que estão presentes até hoje, os pilotos que se tornaram lendas nas pistas, os novos países que criaram circuitos, tem muita coisa mesmo. Fiquem ligadinhos e até a próxima!!
Renata Resende
Comentários
Postar um comentário