A língua Árabe
A língua Árabe
Fonte: Superprof
Renata Resende
Quem nunca soltou aquela expressão ´´nossa, aquele fulano é assim`` ou quis soltar aquele xaveco com aquela pessoa que gosta? No caso de você nunca ter falado essas expressões, o que eu acho bem difícil, pelo menos você já falou outras palavras como arroz, açúcar, sofá, enxaqueca, etc. Mas o que esses termos tem em comum? Todos são de origem Árabe.
Incrível, né? Palavrinhas que são tão comuns na língua portuguesa vêm de uma língua muito diferente da nossa falada no Brasil. Como o Árabe é a língua oficial dos países Bahrein, Arábia Saudita, Qatar e dos Emirados Árabes Unidos, que estão no Calendário da F1 de 2024, me bateu uma curiosidade para saber mais sobre esse idioma tão lindo. E descobri que essa língua é mais falada do que eu pensava.
Ela é uma língua semita central, parente próximo do Hebraico e do Neoaramaico e tem aproximadamente 300 milhões de pessoas que usam como língua materna. A língua presente no Corão, livro sagrado do Islamismo, tem muita influência em outras línguas, principalmente naquelas em torno do Mediterrâneo, devido a dominância árabe na Península Ibérica, ali na época da Idade Média.
Quando comparada ao Português, o Árabe apresenta várias diferenças. Uma delas é a escrita. Enquanto nós escrevemos da esquerda para direita, os árabes escrevem da direita para esquerda. Além do árabe ter mais letras no alfabeto que o português, cada letra pode ter quatro formas diferentes dependendo da sua posição na palavra.
A língua árabe também marca alguns campos de estudo além da linguística. Na ciência, na matemática, na filosofia, na medicina tem várias marcas dos estudos árabes. Mas na literatura, tem uma obra em especial que ficou muito famosa em muitos outros países de origem não árabe- As mil e uma noites. Quem aí já ouviu falar desse livro? Maravilhoso, né?
É com essa indicação de livro que finalizo esse post. Curtiram o artigo? Então comenta aí o que acharam e compartilhem com um amigo que é gosta da língua árabe também.
Fontes:
https://www.superprof.com.br/blog/estudar-arabe-classico/
https://www.superprof.com.br/blog/palavras-estrangeiras-que-influenciam-o-portugues/
https://historiaislamica.com/pt/por-que-os-muculmanos-se-tornaram-os-maiores-medicos-da-idade-media/
https://pt.wikipedia.org/wiki/As_Mil_e_Uma_Noites
https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_%C3%A1rabe
https://www.superprof.com.br/blog/evolucao-lingua-ismael/
Comentários
Postar um comentário